NTS realiza troca de trecho do gasoduto GASPAL
O perímetro investigado foi amplo e avaliou-se a necessidade de efetuar a troca de 4 tubos – num total de aproximadamente 48 metros.
Em junho deste ano, a NTS realizou mais uma troca de trecho em sua malha de gasodutos. A obra partiu de uma investigação detalhada de trincas de SCC (Stress Corrosion Cracking) realizada no gasoduto GASPAL, na região do município de Areias (SP).
O perímetro investigado foi amplo e avaliou-se a necessidade de efetuar a troca de 4 tubos – num total de aproximadamente 48 metros –, todos em curvas, exigindo curvamento a frio nos tubos que foram instalados.
No período da obra, que durou por volta de 4 semanas, cerca de 40 pessoas estiveram envolvidas para que ela acontecesse, entre funcionários da NTS e das empresas parceiras nesta demanda. A NTS dedicou um contingente significativo de suas equipes de Engenharia, Segurança, Integridade e Operações.
Coordenador de Engenharia, Jeferson Vianna explica que todas as etapas – isolamento e raqueteamento do trecho, condicionamento do duto e corte a frio – foram bem sucedidas, apesar da complexidade topográfica.
“Foram retirados os tubos existentes e colocados os novos. Atividade difícil de ser executada por ser um trecho com muitas curvas combinadas, nas três dimensões. Mas tivemos muito sucesso e o duto ficou apto a operar.”, afirmou.