Blog

NTS inicia as operações do novo Ponto de Entrega de Cubatão

A NTS realizou dia 13/06 a gaseificação do novo Ponto de Entrega de Cubatão, localizado em Cubatão/SP. A entrada em operação deste ativo possibilita o fornecimento de Gás Natural diretamente do gasoduto GASAN para a COMGAS.

A NTS realizou dia 13/06 a gaseificação do novo Ponto de Entrega de Cubatão, localizado em Cubatão/SP. A entrada em operação deste ativo possibilita o fornecimento de Gás Natural diretamente do gasoduto GASAN para a COMGAS.

A gaseificação e comissionamento do PE-Cubatão II tiveram por objetivo permitir a entrega de gás para a companhia distribuidora local COMGAS, através de uma instalação própria da NTS. A atividade contou com uma força-tarefa integrada pelas Gerências de Operações (Coordenação do Centro de Controle Operacional (CCO) e Coordenação de Medição e Qualidade – M&Q) e de Gasodutos (Coordenação da Base Mauá) da NTS, em articulação com a área operacional da COMGAS e RPBC.

Esta nova instalação, com capacidade de 1,5 MM m³/d, substitui o antigo ponto de entrega que se localizava dentro da área da refinaria RPBC e é dotada de um sistema operacional composto por 4 módulos: filtragem, aquecimento, regulagem de pressão e medição de vazão. A entrega de gás é controlada em torno de 21 kgf/cm² , e o sistema de medição é composto por dois tramos de medição ultrassônica e um sistema de cromatografia em linha.

O planejamento das atividades de campo pela equipe de Gasodutos envolveu a execução de uma série de testes do sistema operacional da estação, e foi coordenado por Danilo Ori. A etapa de preparação detalhada, incluindo o depoimento da equipe de campo, pode ser acessada em outro post nosso blog, clicando aqui.

Previamente à realização da gaseificação, foram definidas as responsabilidades entre Petrobras (Carregador) e NTS (Transportador e Operador), articuladas pelo Coordenador de M&Q, Mauricio Casado. A análise técnica dos fluxogramas de Engenharia, detalhamento do sistema de medição e a organização das reuniões técnicas entre NTS, RPBC e COMGÁS, pelo Eng. Vinicius Araujo. As redundâncias operacionais, procedimentos operacionais e o recebimento dos dados no sistema supervisório, pelos Especialistas Gustavo Neves, Jorge Alex e Jurandyr Rabello.

Confira os depoimentos dos profissionais envolvidos na operação:

“Previamente às atividades de gaseificação, realizamos diversos testes ponto a ponto, equipamento por equipamento, de forma a analisarmos as reais condições do PE-Cubatão II e planejarmos a operação de maneira segura, garantindo a integridade das instalações, a continuidade do fornecimento e principalmente a segurança dos nossos  colaboradores.” relatou Danilo Ori.

“A entrada em operação do PE-Cubatão II permitiu a desativação do PE-Cubatão I, pois viabilizou o envio do gás natural diretamente para a COMGÁS sem passar pela RPBC, assegurando maior exatidão no monitoramento das condições operacionais de vazão, velocidade, temperatura e pressão”, relatou o Engenheiro de Medição Vinicius Araujo.

“A segregação da medição dos volumes movimentados do PE-Cubatão II era um anseio de longa data do carregador (Petrobras) para melhoria da rastreabilidade e confiabilidade operacional”, relatou o coordenador de medição Maurício Casado.

“O alinhamento entre todos os envolvidos foi fundamental para o sucesso do início da operação do PE Cubatão II, com reuniões internas do CCO para definição de instruções operacionais, passando pelos testes realizados no sistema supervisório com o apoio do Time SCADA, planejamento das atividades com equipe da Base de Mauá e equipe de M&Q, e reuniões externas com times técnicos da COMGÁS e RPBC”, comentou o coordenador do CCO, Henrique Costa.

E assim, a NTS mais uma vez reforça sua posição de empresa operadora de pipeline de classe mundial, ampliando sua infraestrutura e exercendo papel de destaque na abertura e desenvolvimento do mercado de Gás Natural no país.

Compartilhar