Blog

NTS abre Consulta ao Mercado em preparação à sua primeira Chamada Pública Incremental

Nessa etapa, carregadores poderão manifestar interesse por capacidade de transporte de gás em algum ponto da malha

A NTS abriu em 22/03/2021 a Consulta ao Mercado para mapear a demanda em preparação à sua primeira Chamada Pública Incremental. Nessa etapa, carregadores poderão manifestar interesse por capacidade de transporte de gás em algum ponto da malha – mesmo que este não esteja disponível. Carregadores poderão também solicitar a construção de novos trechos que atendam às suas demandas.

“Essa etapa é não-vinculante, ou seja, carregadores podem indicar as suas necessidades sem compromisso. A etapa vinculante acontece posteriormente, quando entramos na fase de reserva de capacidade. É nesse momento que os carregadores participantes submetem propostas garantidas, que resultam na assinatura dos contratos de transporte”, explica Mauricio Lopes, Gerente Comercial e de Novos Negócios da NTS.

O que é Chamada Pública Incremental

A Chamada Pública Incremental tem por finalidade identificar potenciais demandas por contratação de capacidade de transporte em Pontos de Entrada ou Pontos/Zonas de Saída da NTS, novos ou existentes, que não possam ser supridas por capacidade disponível e demandem a ampliação da infraestrutura da NTS. A Consulta Pública é apenas a primeira etapa do processo. Posteriormente, virá a proposta de projeto de capacidade incremental para, ao final, acontecer a Chamada Pública Incremental propriamente dita.

O resultado do processo todo será a ampliação da malha de gasodutos existente da NTS.

Para Mauricio Lopes, a relevância da Chamada Pública Incremental está associada ao fato de os carregadores poderem manifestar as suas necessidades sem terem que se preocupar se já existe infraestrutura para atendê-los. “E para a transportadora, esse processo pode resultar em investimentos, como expansões, aumento de capacidade e redução de gargalos.”, finaliza.

Acesse todo o processo da Chamada Pública Incremental,
incluindo tira-dúvidas sobre o tema, em nossa página especial – CLICANDO AQUI

Compartilhar