Blog

ECOMP GUARAREMA: NTS reativa motocompressor

A NTS investe na melhoria contínua e nos mais altos padrões de segurança em suas operações. Prova disso é a recuperação de um dos motocompressores da ECOMP Guararema (MC-A) - única estação com compressores de gás acionados por motores elétricos de alta tensão. As atividades para a retomada do equipamento começaram após a primarização das atividades pela NTS, e finalizaram no final de junho de 2022.

A NTS investe na melhoria contínua e nos mais altos padrões de segurança em suas operações. Prova disso é a recuperação de um dos motocompressores da ECOMP Guararema (MC-A) – única estação com compressores de gás acionados por motores elétricos de alta tensão. As atividades para a retomada do equipamento começaram após a primarização das atividades pela NTS, e finalizaram no final de junho de 2022.

Além dos esforços de uma equipe eficiente e capacitada, foi necessária a chegada de componentes do variador de velocidades, vindos da Alemanha, e ocorreram as etapas de montagem, revisão dos insumos e sistemas auxiliares do conjunto motor/variador de velocidades/compressor.

O trabalho envolveu a atuação conjunta de diversas equipes da NTS, envolvidas desde os processos de compras e contratações, controle orçamentário, acompanhamento técnico e execução das atividades de campo e, agora, eles comemoram a recuperação do motocompressor que estava há 10 anos parado.

O time descreveu o processo para a reativação, nesta última etapa, confira:

Após as atividades de montagem, inspeções e testes nos componentes do sistema, foi iniciado o comissionamento do MC-A

1.     Simulações de partidas, paradas e “trips”

· Testes do procedimento de partida e comando de parada

· Testes dos sinais de “trip” com base na matriz de causa e efeito do sistema de proteção

2.     “Test running”

· Operação do moto-compressor em reciclo durante 8 horas ininterruptas

3.     Teste de aceitação

· Operação assistida durante 148 horas

4.     Por fim, a partida do sistema:

· Os testes e verificações feitos no MC-A foram realizados com os fabricantes e seus representantes e o equipamento liberado para operação em 28/06/2022.

Compartilhar