Blog

Construção do PR Guapimirim entra na fase de conclusão

A autorização da ANP para a construção foi dada em outubro de 2019 e o kickoff foi em março deste ano, sendo que a mobilização em campo e as obras, de fato, começaram entre maio e junho, devido à pandemia de COVID-19.

Um dos grandes projetos executados pela equipe de Engenharia da NTS em 2020 é a construção do Ponto de Recebimento (PR) de Gás Natural Guapimirim (RJ). A autorização da ANP para a construção foi dada em outubro de 2019 e o kickoff foi em março deste ano, sendo que a mobilização em campo e as obras, de fato, começaram entre maio e junho, devido à pandemia de COVID-19. As atividades estão em ritmo bastante avançado e podem ser concluídas em breve.

O objetivo do PR Guapimirim é receber o gás processado na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Comperj – que está em construção pela Petrobras, e que vai tratar a produção do pré-sal.

“Com capacidade superior a 18MM m³/dia (20°C, 1 atm), utilizando tecnologia de ponta e critérios rígidos de segurança, o projeto contribui para o aumento da flexibilidade da malha de transporte com a inclusão de mais uma entrada de gás próxima à Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, explica o Engenheiro Especialista Fernando Nunes.

A construção e montagem chegou a envolver 28 pessoas in loco (18 direta e 10 indiretamente) entre os meses de julho e agosto. Como a operação acontece em paralelo a outra obra da Petrobras – que vai inverter o GASERJ para disponibilizar uma interligação provisória ao Novo PR Guapimirim –, esta proximidade física exigiu um trabalho de logística para otimizar o espaço no local e também o tempo. Deste modo, a construção do PR foi dividida em 4 “ondas” de atividades, descritas abaixo:

1ª onda: Fabricação de estruturas metálicas, tubulação e pré-montagem no pipe-shop da empresa contratada;
2ª onda: Instalação de dormentes, concretagem das bases de civil, transporte e posicionamento sobre as bases dos Skids e Spools;
3ª onda: Montagem e ajuste dos Skids e Spools;
4ª onda: Montagem elétrica, instrumentação e automação; Conclusão da montagem para Termo de Recebimento Inicial (TRI) e Comissionamento.

O planejamento eficiente proporcionou um bom ritmo à obra, que deve fazer com que o TRI seja recebido nas próximas semanas.

Veja abaixo algumas imagens do processo de construção:


Chegada dos módulos


Montagem dos FITs


Spool de interligação


Montagem do Spool das válvulas

Compartilhar