Programa de Mitigação de SCC é uma das prioridades na NTS
Com foco na segurança total de suas operações e instalações, a NTS desenvolve o plano, ligado à integridade de dutos, desde o início de sua trajetória
Com foco na segurança total de suas operações e instalações, a NTS desenvolve um plano importante ligado à integridade de dutos desde o início de sua trajetória: o programa de mitigação de SCC (Stress Corrosion Cracking).
Em 2015, antes da malha de gasodutos nos estados de MG, RJ e SP pertencer à NTS, descobriu-se que um rompimento de duto na região de São Paulo teve como causa o SCC – fenômeno que ocorre quando um material suscetível (no caso, aço microligado) sofre a influência sinérgica de tensões trativas e ambiente químico com formação de solução aquosa com pH neutro abaixo do revestimento. Até então, acreditava-se que era um fenômeno que acontecia apenas em dutos revestidos com fitas poliméricas, como ocorre frequentemente no Canadá e nos Estados Unidos. A partir deste momento, iniciou-se uma longa campanha de inspeção por pig instrumentado (EMAT), assumida pela NTS a partir de 2017, para detectar trincas longitudinais por SCC nos dutos previamente selecionados por estudos de suscetibilidade ao fenômeno. Além dessa iniciativa, somaram-se investigações diretas no campo em locais suspeitos de apresentarem trincas circunferenciais não detectáveis por pig instrumentado EMAT.
A análise dessas inspeções deram origem aos planos de gerenciamento de SCC, que reúnem uma série de iniciativas focadas em garantir a integridade de nossos dutos. Uma dessas iniciativas é a escavação de pontos para inspeção e, caso haja necessidade, reparação do duto. É um grande empreendimento de prevenção.
Há, ao todo, 620 pontos mapeados para escavação entre 2018 e 2039 – cada um com seu prazo e especificidade (ponto exato do duto a ser inspecionado) já definidos. Para 2020, a previsão de entrega é de 55 pontos espalhados por RJ, SP e MG, e para isso a NTS conta com 12 equipes de duas empresas parceiras atuando nas escavações.
O trabalho e a gestão são bastante dinâmicos, as reuniões e acompanhamento em campo são diários e o esforço é intenso. Toda a Diretoria de Operações se envolve na execução dos pontos, seja a Engenharia na implantação do projeto, Integridade atuando na análise de inspeções e definições de reparo ou Operações no apoio às adequações operacionais que, por vezes, são necessárias para reparar o duto.
Tudo para manter o padrão de segurança NTS nos dutos, um dos compromissos que ditam a essência da Cultura da empresa.