Blog

Rio Pipeline Conference 2021: confira o que aconteceu no segundo dia

O segundo dia da Rio Pipeline 2021 trouxe nomes importantes para debater assuntos como Implantação de Dutos, Integridade e ESG (Ambiental, Social e Governança)

O segundo dia da Rio Pipeline 2021 trouxe nomes importantes para debater assuntos como Implantação de Dutos, Integridade e ESG (Ambiental, Social e Governança).

Na sessão “Implantação de Dutos: Financiamento, Licenciamento, Construção e Operação”, o Gerente Geral de Operações da NTS, Lauro Campos, falou sobre os investimentos da NTS em projetos de Engenharia focados na melhoria e na segurança da malha e também sobre o processo de primarização das operações da empresa. “O projeto foi um dos mais desafiadores, e conseguimos executá-lo de forma segura e sem impacto algum no suprimento”, explicou.

Lauro falou também sobre o projeto de construção do GASIG – gasoduto que conectará a nova planta de processamento de gás de Itaboraí (RJ) com a malha da NTS – previsto para o próximo ano, e sobre as melhores práticas de gestão dos ativos. A sessão foi dividida com André Pompeo e Claudia Barros, do Ibama, e André Naime, do BNDES. A mediação foi de Marcelino Guedes Mendes.

No debate “Tecnologias de Inspeção para Avaliação de Integridade”, moderada pelo Gerente de Manutenção Industrial e Integridade da NTS, Mário Madureira, foi apresentada a evolução tecnológica e os novos métodos utilizados no processo de avaliação de integridade de dutos. Segundo ele, o programa de Integridade da empresa tem acompanhando a expansão dos ativos.

Madureira reforçou a importância do encontro com líderes do mercado: Rafael Wagner Santos, da Petrobras/Cenpes;  Markus Ginten, da Rosen; e Pedro Hryciuk, da TGN. “Nós precisamos abordar o tema sob diferentes perspectivas. É uma melhoria contínua para todos!”.

Na última sessão da manhã, o Gerente Geral de SSMA, Helio Santos, participou do painel ESG e trouxe dados da gestão estratégica de recursos incentivados que a NTS vem fazendo, em parceria com o Instituto da Criança, no apoio a projetos sociais que atendem às comunidades atravessadas pelos dutos da NTS. “Nossa estratégia passou pela análise de áreas prioritárias, revisão do processo de seleção de projetos e atuação proativa na busca e qualificação das proponentes”, explicou. Ao todo, desde 2018, já foram 75 projetos apoiados nos 90 municípios que a NTS atravessa no RJ, SP e MG.

Esse painel também contou com a participação de Thais Soares, da TAG, e Sérgio Binensztok, da TBG.

No período da tarde, aconteceu a sessão “ATGás – New pipelines for a new gas market”, para discutir a abertura do mercado de gás no país, seus benefícios e como as empresas têm se preparado para esse novo momento.

Na oportunidade, foi apresentada a plataforma POC (Portal de Oferta de Capacidade), compartilhada entre a NTS, TBG e TAG, que permite o acesso isonômico de agentes do mercado a novos produtos e serviços do sistema de transporte de gás natural.

Jan Riechers, Especialista Comercial e Novos Negócios da NTS, falou sobre os próximos passos para as empresas: as chamadas públicas, network codes – harmonização das regras entre as transportadoras; as plataformas de balanceamento – garantia de segurança da operação da malha e o plano de desenvolvimento das empresas – novos dutos, pontos de compressão, pontos de entrada e saída, entre outros.

Além de Jan, o encontrou contou com a participação do representante da ATGás, Eduardo Mamede; Rafael Bandeira, pela TBG e Cristina Sayão, da TAG.

Wong Loon participa do CEO Talks amanhã

Uma das novidades da Rio Pipeline é o CEO Talks com alguns dos líderes do setor compartilhando seus  conhecimentos e dicas. Nosso CEO é um dos participantes confirmados, no dia 11 de novembro, às 16h10.

NTS participa do primeiro dia da Rio Pipeline Conference 2021

Começou hoje (09/11) a Rio Pipeline Conference (RPC) 2021, organizada pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, um dos eventos mais significativos envolvendo a temática de dutos em todo o mundo.

Compartilhar