NTS avança projeto do novo gasoduto GASIG
A NTS foi autorizada pela ANP a iniciar a construção do GASIG, um novo gasoduto de transporte de gás natural, com 11 km de extensão, que irá interligar Itaboraí a Guapimirim.
A NTS foi autorizada pela ANP a iniciar a construção do GASIG, um novo gasoduto de transporte de gás natural, com 11 km de extensão, que irá interligar Itaboraí a Guapimirim. O projeto, com previsão de entrega para 2023, está projetado com capacidade de transporte de 18,2 milhões de m³ de gás por dia, viabilizando o escoamento do gás do pré-sal pela Rota 3.
Após o estabelecimento da nova Lei do Gás em 2021, essa é a primeira Chamada Pública para contratação de capacidade e construção de gasoduto de transporte no Brasil, consolidando o este segmento como elo fundamental na cadeia do gás natural e o pioneirismo da NTS no setor.
Como mais uma etapa na efetivação do projeto, a Diretoria da ANP aprovou a realização de consulta pública que tem por objetivo a coleta de contribuições,dos agentes econômicos e demais interessados, reforçando a transparência e participação da sociedade no processo de contratação de capacidade de transporte de gás natural do GASIG.
O processo de contratação do GASIG visa a identificação da demanda pelo serviço de transporte dutoviário de gás natural ofertado e resultará na prestação de serviço de transporte na modalidade firme no Ponto de Entrada Itaboraí por 15 anos a partir de 2023.
A NTS dá um passo importante no plano de expansão da capacidade de oferta de gás natural no país, fortalecendo o mercado e consolidando a posição da empresa como precursora na área.